Reforme sua casa e deixe-a mais sustentável é uma série em três artigos com a finalidade de ajudar no planejamento, execução e considerações sobre custos e benefícios de uma reforma que leve em conta a otimização energética, de água, materiais e soluções arquiteturais de um imóvel. Leia a primeira parte!
Analisando as necessidades de aquecimento e resfriamento
O primeiro passo para determinar as necessidades de aquecimento ou resfriamento é analisar cada cômodo da casa e em seguida procurar pelo aconselhamento de algum especialista na área, como nós aqui da EcoCasa. Reformas custam dinheiro, mas a ideia principal é alcançar o conforto térmico com o menor custo, por isso um especialista é necessário. Ele saberá avaliar melhor, dentro do que o mercado oferece, aquilo que trará o resultado esperado, sem excessos, dessa forma gerando mais economia nas contas de energia o que, em algum tempo, torna possível recuperar o dinheiro investido. Em geral, o valor desse investimento varia muito. Mas com o planejamento adequado, é possível reduzir consideravelmente os custos e agregar valor à casa.
Etapas acessíveis
Uma boa forma de começar é planejando a casa em estágios, considerando as diversas etapas da sua vida. A melhor maneira de fazer isso é utilizando um exercício de back-casting. Dessa forma, você pode explorar suas necessidades e analisar as opções para satisfazê-las.
Para começar, você deve imaginar sua casa ideal, com todos os detalhes. Depois disso, faça o caminho contrário para imaginar como alcança-la, a partir daquilo que você pode pagar no momento. Esse exercício te ajudará a priorizar as funcionalidades e inclusões que atendam às suas necessidades pontuais em cada etapa da vida, uma de cada vez, ao invés de tentar financiar a casa que irá satisfazer a todas suas vontades desde o início.
Outra vantagem desse método é que, com a inclusão de características sustentáveis em sua casa, a redução das contas se torna viável e, com isso, contribui para o pagamento de novas opções mais flexíveis e acessíveis posteriormente. Além disso, o back-casting torna possível avaliar melhor a importância da localização da sua futura casa: estar próximo de tudo que você precisa ajuda a diminuir o custo de vida.
Entre os caminhos viáveis para o seu lar definitivo, está comprar uma casa que atenda apenas às suas necessidades mais imediatas para depois se mudar para a sua casa ideal. Ou então comprar uma casa menor, que atenda às necessidades atuais, mas que tenha bom potencial de adaptação futura.
Analisando o custo de opções de melhoria
Antes de planejar suas melhorias, você deve analisar o custo provável de cada modificação. Ao fazer essa análise, lembre-se de considerar:
- Reparos, manutenção e emendas: remoção de humidade, bases subjacentes, reparação de fissuras na estrutura, cupins e outras possíveis pragas, além de analisar a necessidade de substituir pavimentos, paredes, janelas, forros ou telhados;
- Reequipamento características sustentáveis: incluindo sombreamento externo para janelas difíceis, isolamento, substituição de janela, impermeabilização, tanques de água da chuva, acessórios de água e equipamentos, melhoria da qualidade do ar interior;
- Pequenas renovações e melhoramentos: banheiro, cozinha, serviço de água quente, aquecimento e refrigeração do sistema, armazenamento e armários, decoração e mobiliário;
- Grandes reformas e acréscimos: conversar com amigos que tenham feito reformas recentes ou telefone a algum construtor para obter uma ideia de custos por metro quadrado.
Refinando seu rascunho
A pesquisa preliminar serve para desenvolver um rascunho que deverá ser entregue para o seu designer. Refine esse trabalho adicionando os resultados de sua análise de melhoramento da casa. Agora você já deve ter uma ideia clara de seus recursos, suas preferências ou desejos, e quanto custará para adicioná-los.
No próximo artigo vamos mostrar como um colocar em prática todos os passos analisados, transformando todos esses conceitos em metas alcançáveis.
Lembrando sempre que há 15 anos a EcoCasa está no mercado de construção sustentável. Conte com a gente se precisar de ajuda em qualquer etapa de seu projeto! Entre em contato e até o próximo artigo!