Por que é necessário tratar o esgoto onde ele é produzido?

Por que é necessário tratar o esgoto onde ele é produzido?

Se você nunca ouviu falar sobre as estações compactas de tratamento biológico de esgoto doméstico provavelmente irá estranhar bastante ao descobrir que este modelo de estação pode (e deve) ser utilizado em residências. A razão para tratar o esgoto doméstico no local onde o mesmo é gerado pode parecer bem óbvia, porém novas tecnologias vem tornando cada vez mais a utilização deste sistema um ativo importante para o desenvolvimento hídrico sustentável de um empreendimento.

Chega a ser óbvio imaginar que as estações compactas de tratamento de esgoto residenciais são utilizadas em bairros e condomínios que não são atendidos pela rede de coleta municipal. 

Porém, em alguns casos, alguns empreendimentos como prédios ou novos condomínios podem acabar precisando tratar seu esgoto mesmo com a rede de coleta disponível. Isso porque, a construção de residências aglomeradas em locais onde a estação municipal esteja perto da saturação poderia acarretar na sobrecarga da estação municipal, porém não geraria, muitas vezes, um volume de efluente suficiente para justificar uma expansão da mesma. 

Neste caso, o órgão ambiental pertinente, usualmente irá requerer do empreendimento um tratamento mínimo que seja, para que a água chegue mais limpa à estação. E aqui temos um bom motivo para utilizar as estações compactas de tratamento de esgoto.

Agora, existe um terceiro motivo que é relativamente novo, e que atrai a atenção até mesmo de quem não possui tal necessidade. Trata-se do reúso de esgoto tratado.

Com novas tecnologias de filtragem e purificação, a viabilização dos sistemas de reúso vem se tornando uma realidade no Brasil num curto espaço de tempo. Isso tem aumentado a procura por estes sistemas consideravelmente nos últimos anos. O motivo maior do interesse pelos sistemas de reúso está na economia que o mesmo pode gerar. Fazer a reciclagem da água ou mesmo devolvê-la para a natureza através da irrigação reduz, e muito, o consumo de água de um imóvel. Dessa forma, em um curto espaço de tempo, o sistema tende a oferecer um retorno sobre o investimento com a economia obtida.

Se você deseja saber mais sobre as possibilidades de tratamento para seu empreendimento, fale agora com a EcoCasa e conheça nossas soluções para cuidar melhor do bem mais precioso do Planeta.

Posts Relacionados