Aproveitamento de águas pluviais
Desde 2007 o Aproveitamento de Águas Pluviais no Brasil é regulado pela NBR15.527/2007, que dá parâmetros, procedimentos e diretrizes para o aproveitamento e uso seguro da água de chuva. Definida como água não potável, a água de chuva substitui a água potável em diversos usos, poupando-a para fins mais nobres.
Os equipamentos 3P Technik, de origem alemã, são industrializados no Brasil desde 2002 sob a marca AcquaSave. Projetados com base em autonomia e robutez, os sistemas 3P Technik não exigem elementos consumiveis ou operação, sua estrutura construtiva toda em aço inox e PEAD, faz com que praticamente não haja desgaste ou quebra dos equipamentos, que foram concebidos com a premissa da autolimpeza, requerendo apenas uma inspeção exporádica (trimestral ou semestral normalmente).
Os filtros de água de chuva 3P Technik são, dentre os equimentos que compõe o kit, certamente o mais importante, pois fará a separação de materiais carreados junto com a chuva, com tamanho entre 0,26 mm e 0,55 mm, direcionando a sujeira automaticamente para a galeria pluvial e privilegiando a reservação da água filtrada.
Montados sob a forma de um kit de equipamentos, estes são classificados em kits para pequenas e grandes áreas, sendo que cada componente cumpre uma função fundamental para que o processo de Aproveitamento de Águas Pluviais seja eficiente e seguro, conforme previsto na NBR15.527/2007. São eles:
- Filtros linha VF: responsáveis pela remoção de detritos carreados junto com a chuva;
- Freio d’água: favorece a decantação de sólidos não filtráveis, evitando turbilhonamento;
- Conjunto filtro flutuante: bóia, mangueira, malha filtrante, válvula de retenção, este conectado à bomba de alimentação do consumo, permitirá a sucção da água logo abaixo da lâmina d’agua.
- Sifão-ladrão: esgota o excesso de água no reservatório e elimina eventuais sólidos flutuantes, e ainda protege contra a entrada de odores, insetos e, principalmente, roedores;
Nota: Toda linha de produtos está disponível nas bitolas de 100 mm para pequenas áreas e 250 mm para grandes áreas, padrão ABNT NBR 10.844/ NBR 5.626.