Com a crescente necessidade de se encontrar formas sustentáveis de se gerar energia elétrica e também diante da necessidade cada vez maior de investimentos surge o questionamento de quem renderá mais: se a energia fotovoltaica ou a convencional.
Mesmo com todo avanço na tecnologia da energia fotovoltaica, em alguns lugares do mundo ela ainda encontra resistência de aceitação por parte das pessoas e governos.
Energia solar pelo mundo
Dados de um estudo realizado em 2014 pela consultoria Eclareon, no Chile, Brasil, Alemanha, Espanha, França, Itália e México, mostram dados de como a energia solar fotovoltaica vem se desenvolvendo no mundo.
Os resultados do estudo mostram que o custo da energia solar é o mesmo que a energia convencional na Alemanha, na Itália e na Espanha. Nestes países a igualdade de preços e a regulamentação apropriada foram fatores decisivos para a obtenção de resultados tão satisfatórios.
Por outro lado, países como Chile e México enfrentam entraves nesta questão por conta dos altos custos de instalação.
Já o Brasil, apesar de contar com a resolução 482 da ANEEL (uma ótima ferramenta reguladora) tem como principal obstáculo a dificuldade com os custos de financiamento das instalações.
O melhor exemplo de todos, porém, é a Alemanha que tem a meta ambiciosa de, até 2025, produzir 45% da energia utilizada a partir da energia solar.
Outra ousadia do governo alemão foi abandonar o uso das usinas nucleares para a produção de energia, tendo que recorrer às termelétricas para manter o abastecimento, razão pela qual vem enfrentando duras críticas.
Investimento e economia
Os mesmos consultores são unânimes em afirmar que, mesmo com os altos custos iniciais de implementação, o sistema de captação de energia fotovoltaica paga-se sozinho com o tempo.
Uma vez que o sistema esteja instalado e em funcionamento, sua manutenção não requer grandes gastos e, com a constante evolução das tecnologias nesta área, a tendência é de que o retorno chegue cada vez mais rápido.
Além das vantagens econômicas, a segurança do abastecimento é outro ponto importante, já que, especialmente para empresas, cortes não previstos no abastecimento significam queda significativas na produção.
A equipe EcoCasa conta com vasta experiência em sistemas de energia fotovoltaica e profissionais capacitados para sanar as duvidas de seus clientes a respeito de custos de instalação e manutenção, e da economia previsível. Entre em contato conosco para saber mais! Aproveite e leia mais sobre energia fotovoltaica, aqui no nosso site!