Por mais que estejamos constantemente disseminando informações sobre os sistemas de aproveitamento de água da chuva, ainda é bastante comum nos depararmos com certo amadorismo ao navegar pela internet. Por isso, neste post, quero apresentar algumas soluções indispensáveis para seu sistema de aproveitamento de água da chuva, mesmo que este seja feito de forma caseira, afinal, se não tomarmos alguns cuidados, poderemos estar correndo alguns riscos de saúde.
- Água só do telhado: Há quem acredite que é possível coletar a água da chuva do chão. Na verdade, até é, mas isso requer uma tecnologia bem avançada para purificar essa água que pode conter inúmeros resíduos, como óleo de carro, por exemplo. Por isso, por norma, coletamos sempre a água que vem dos telhados
- O filtro é a parte mais importante: Se eu pudesse te dizer em qual componente nunca economizar, seria num filtro para aproveitamento de água da chuva. Muitas vezes não fazemos ideia do que pode conter em nosso telhado, mas é bem comum, em algumas inspeções, nos depararmos com animais como pássaros e ratos, que felizmente não foram parar dentro da cisterna graças ao filtro. Um filtro eficiente deve conter uma etapa de gradeamento e uma etapa de filtragem por malha fina.
- Não jogue a água diretamente em sua cisterna: Amenizar a velocidade de entrada da água na Cisterna é uma forma inteligente de não permitir que a mesma cause turbilhonamento na água. Com isso, pequenas partículas de poeira que passam pelo filtro, irão se decantar ao fundo da cisterna, tornando a água da superfície mais limpa e cristalina, ideal para a captação para uso final.
Essas são as dicas mais essenciais para quem deseja ter seu sistema de aproveitamento de água da chuva, mas lembre-se: Água da chuva deve sempre ser utilizada para fins não potáveis! Do contrário, você pode correr sérios riscos de saúde.
Quer mais informações sobre filtros e componentes para montar seu próprio sistema? Fale com nosso time de especialistas e descubra o modelo ideal para seu projeto.