No decorrer de sua história a sociedade passou por variadas formas de lidar com o esgoto. Por muito tempo, as rudimentares fossas negras foram utilizadas, causando uma enorme degradação do meio ambiente e comprometendo nascentes e lençóis freáticos por todo o Mundo.
Felizmente, o tratamento de esgoto evoluiu no decorrer dos anos e as fossas sépticas chegaram para diminuir o problema de saneamento onde os grandes sistemas de tratamento de esgotos urbanos acabam não chegando.
E melhor ainda, já possuímos estações compactas muito mais avançadas que qualquer tipo de fossa, como a EcoTED, que é capaz de remover acima dos 95% da carga orgânica presente no esgoto.
Graças a esse avanço é que podemos falar na possibilidade de reutilizar água residual de esgoto tratado. O que há pouco tempo atrás seria considerado por muitos uma loucura, hoje é um fato presente em diversas indústrias e até mesmo residências que já estão fazendo uso dessa tecnologia.
Dito isso, para responder a pergunta do título é necessário saber o quanto de água não potável o seu imóvel ou empreendimento consome ou irá consumir. Um sistema de reúso de esgoto é mais caro que um sistema de aproveitamento de água da chuva, mas ambos podem ser utilizados em conjunto para se complementarem.
A água de reúso atualmente só pode ser utilizada em irrigação ornamental, mas se for adicionado um tratamento terciário, poderá ter o mesmo uso não potável disponível para água da chuva, como: descargas sanitárias, lavagem em geral, dentre outros fins não potáveis.
Quer saber qual o sistema ideal para você? Então entre em contato com nossa equipe de especialistas clicando aqui. Conte com a experiência e a qualidade da ECOCASA, a primeira empresa a oferecer múltiplas soluções de tecnologias ambientais do Brasil.