Se depender de um pequeno grupo de Finlandeses do projeto Showerloop o reaproveitamento infinito de água pode se tornar realidade, claro que não podemos levar esse “infinito” ao pé da letra, mas poder reaproveitar a água do banho por muitas e muitas vezes já é um grande salto no sentido de uso consciente de água.
Qual a ideia?
Em aproximadamente 1 minuto de banho, 10 litros de água passam do chuveiro para o ralo carregando consigo a sujeira, o sabão, o shampoo, etc. Essa água normalmente vai para o sistema de esgoto e, na melhor das hipóteses, pode ser tratada em uma estação de tratamento de esgoto para ser reaproveitada para fins menos nobres, como rega de plantas, por exemplo.
O que os Finlandeses decidiram pôr à prova é a capacidade que temos de filtrar e tratar uma quantidade pequena de água (10 litros) em pouco espaço de tempo para reaproveitamento imediato, ou seja, usar a água que sai pelo ralo, tratá-la e devolvê-la ao chuveiro de forma contínua, assim um banho de 10 minutos ou de meia hora terão ambos usados os mesmos 10 litros de água e o próximo banho também!
Como o Reaproveitamento infinito funciona?
Ao sair pelo ralo, a água passa primeiro por uma tela para reter fios de cabelo, em seguida passa por um filtro de microfibra para reter sólidos de tamanhos bem pequenos e segue para filtros de areia e carvão ativado, filtros muito usados em tratamento de água em geral. Nessa etapa, é esperado filtrar as partículas de sabão, por exemplo. Para finalizar, é utilizado um processo conhecido como desinfecção ultravioleta para garantir a qualidade final da água que sairá de volta pelo chuveiro.
Esse sistema, segundo o fabricante, atingiu excelentes resultados nos testes realizados quanto à qualidade da água para essa finalidade, mas cabe lembrar que nesse caso a manutenção do sistema faz toda a diferença. Vejamos: todos os filtros devem ser limpos regularmente e, dependendo da cabeleira dos usuários, é provável que a tela de fios de cabelo seja a que deva ser limpa com mais frequência, talvez a cada dois banhos…
Outro ponto curioso diz respeito à economia de energia elétrica, uma vez a água aquecida, é preciso de menos energia para mantê-la na temperatura no ciclo. Mesmo utilizando uma bomba d’água para fazer a água circular, a economia de energia é possível.
O fabricante iniciou a venda do kit esse mês na Europa, a um custo de mil e quinhentos euros (instalação à parte).
Nós da EcoCasa apoiamos todas as iniciativas de construção sustentável como o reaproveitamento infinito de água. Essa é uma ideia muito recente e precisa ser testada no dia a dia para se tornar viável em larga escala. Se você quer conhecer todas as alternativas já disponíveis no mercado para economia de água e energia, entre em contato conosco!