Ao contrário do que se pensou durante décadas a água não é um recurso natural inesgotável, e na esteira de anos e anos de uso abusivo e irresponsável deste recurso tão importante, vem os efeitos como escassez de chuvas, mudanças climáticas rigorosas e consequências para a economia e o desenvolvimento do país.
Uma das alternativas, então, para minorar este problema é o reaproveitamento da água, que pode ser feito de criativas e eficientes formas.
Como reutilizar a água com economia e criatividade
No ambiente doméstico, por exemplo, é possível uma grande mudança no modo como se usa a água sem prejuízos, pelo contrário, a economia, tanto de água quanto de dinheiro é algo real e possível:
- A água da maquina de lavar pode ser usada para a lavagem do quintal, de tapetes, de ferramentas de jardinagem;
- A água mais limpa de enxágue das louças pode ser utilizadas para regar plantas;
- A água da pia do banheiro pode ser reutilizada na descarga do vaso sanitário;
- A água da chuva pode, após adequadamente filtrada, se presta muito bem à irrigação de pequenos canteiros, lavagem de quintais e descargas de sanitários.
O assunto de reaproveitamento da água tem se tornado tão sério que tem ganhado leis específicas para regê-lo como, por exemplo, em Pernambuco onde desde de 2011 há uma lei que determina que a água do chuveiro e da maquina de lavar devem ficar na casa ou edifício e reaproveitada em outras atividades como rega de jardim e lavagem de quintais.
Segundo dados da ONU, em 2012 um bilhão de pessoas em todo o mundo não tinham acesso à água potável e este número só tende a aumentar, podendo chegar a 3 bilhões em 2025.
Junte-se a isto uma outra mudança de comportamento em relação ao uso da água tratada que recebemos em nossas casas como reduzir o consumo, fechar torneiras durante a escovação dos dentes, ensaboar-se durante o banho e ensaboar a louça. São pequenos gestos que fazem uma enorme diferença.
Dados como os apresentados pela ONU assustam e devem nos fazer parar para pensar maneiras mais eficientes e racionais do uso e do reaproveitamento da água, para que tais previsões não se confirmem.
A EcoCasa pode ajudá-lo a encontrar as melhores alternativas para reaproveitamento de água para o seu caso específico. Fale com a gente!