A utilização de estações de tratamento biológico de esgoto é um assunto que sempre gera bastante dúvidas. Neste artigo, separei a que talvez seja a mais recorrente delas. Afinal, existe o momento certo para instalar sua Estação Compacta de Tratamento Biológico de Esgoto?
Não existe, tecnicamente, nenhum impedimento ou diretriz sobre o momento ideal da instalação de uma ETE para efluente doméstico (o tipo mais comum de efluente que geramos em casa através da lavagem de roupas, banho, vasos sanitários, dentre outros.)
Porém, existem alguns pontos importantes a serem considerados:
O primeiro deles trata sobre o período de utilização para a ativação da estação, o que por muitas vezes pode demandar uma reativação. Quando falamos sobre reativação, estamos nos referindo, a grosso modo, à estabilização de toda a colônia de bactérias presentes na estação, afinal, são elas que consomem o esgoto transformando-o basicamente em água e lodo.
Quando o volume de bactérias não é suficiente para consumir o efluente, pode-se perder consideravelmente a eficácia de tratamento da estação, sendo necessário assim adicionar uma certa carga destes microorganismos manualmente.
Geralmente, isso não se faz necessário e a estação acaba gerando sua própria carga de bactérias de acordo com o uso constante. Mas podem existir situações quando a estação passa por longos períodos de inatividade onde tal aditivo pode se fazer necessário com certa antecedência.
Este é o único ponto a se observar, sendo que a melhor maneira de saber dessa possível necessidade é especificando da forma mais clara e detalhada possível os usos futuros de sua estação de tratamento.
Há quem instale a estação antes mesmo da construção da casa. Dessa forma, até mesmo o esgoto gerado durante a obra passa a ser tratado corretamente, suprimindo a necessidade da contratação de banheiros químicos.
Existem muitas possibilidades para tratar o esgoto e para cuidar de seu efluente com tecnologia e sustentabilidade você pode contar com todo nosso corpo técnico, que desde 2001 desenvolve soluções para o gerenciamento hídrico sustentável.
Clique aqui e fale com nossos especialistas.