Os principais avanços dos sistemas de aproveitamento de água da chuva no Brasil

Os principais avanços dos sistemas de aproveitamento de água da chuva no Brasil

Os sistemas de aproveitamento de água da chuva ou as cisternas para água da chuva como são conhecidas são sistemas que já vem sendo utilizados há algumas décadas no Brasil. Nesse post, vamos falar sobre alguns dos principais avanços que notamos desde que trouxemos o primeiro sistema de aproveitamento de água da chuva comercial no Brasil, em meados de 2001.

O primeiro grande avanço que notamos, foi o desenvolvimento de uma norma técnica, criada inicialmente no ano de 2007 – A NBR 15527 intitulada de “Água de chuva – aproveitamento de cobertura em áreas urbanas para fins não potáveis – requisitos” foi a primeira e até hoje mais importante normatização para que os sistemas de aproveitamento de água da chuva tivessem uma segurança operacional mínima.

Este foi um avanço muito importante para o setor, afinal, um sistema mal dimensionado pode trazer problemas hidráulicos e até mesmo de saúde para os usuários caso estes não compreendam os reais fins deste tipo de sistema.

Outro grande avanço neste mercado ocorreu em 2013, quando lançamos a Cisterna Pronta – A primeira e até hoje única cisterna de água da chuva que já sai de fábrica com todos os itens da NBR15527 instalados, sendo previamente dimensionada por nossos especialistas.

Além disso, ela pode ser enterrada sem a necessidade de infraestrutura complexa como lajes ou alvenaria, uma vez que sua estrutura resiste às cargas da terra.

O mais recente avanço neste tema foi o surgimento dos sistemas EcoBlend que consiste na junção da água da chuva com água proveniente do reúso de esgoto tratado – Potencializando ao máximo a sustentabilidade hídrica de um empreendimento ao utilizar esta água para fins como irrigação, cujo consumo de água é comumente elevado.

Se você quiser saber mais sobre este tema e deseja ter em sua casa as melhores tecnologias para aproveitamento ou retenção da água da chuva, clique aqui e fale com nossos especialistas.

Posts Relacionados