Marketing Sustentável – Benefícios econômicos, sociais e ambientais

Marketing Sustentável – Benefícios econômicos, sociais e ambientais

Você já ouviu falar em Marketing Sustentável? É muito provável que sim, visto que a prática está em atenuante crescimento no mercado internacional. Você pode até não conhecer o conceito, mas certamente já se deparou com marcas e produtos que se vendem com a proposta de não serem tão agressivas ao meio ambiente.

No entanto, o Marketing Sustentável em seu cerne vai muito além da produção ecologicamente correta. O maior impacto da prática está em seu auxílio na criação de uma cultura de preservação. Ou seja, sua área de atuação atinge diretamente a conscientização das pessoas.

Os benefícios são muitos e com o Marketing Verde, como também é conhecido, todos saem ganhando. Há, por exemplo: produtos orgânicos, embalagens biodegradáveis, recursos de reciclagem, entre tantas outras formas materializadas dessa ideologia de cunho ambiental.

Sabe aquela história de contar o milagre e não dizer o nome do santo? O Marketing Sustentável não é nada assim. As empresas aderentes, que já fazem parte de um grande grupo em constante crescimento, se orgulham de estampar onde puderem seus selos de aprovação ecológica e suas ações para gerar capital ecológico (que já comentamos aqui no blog, neste link). Afinal, que marca não gosta de ser bem vista pelos olhos dos consumidores?

Outro fator muito bacana do Marketing Sustentável é que sua abrangência é gigantesca. O pastel da feira pode ser ecológico se simplesmente optar por não despejar o óleo de fritura no meio ambiente, tal como uma marca de automóveis pode fazer uso da mesma linha de propaganda ao lançar um carro que diminui consideravelmente a produção de gás carbono.

O mais importante é que, com a consolidação dessa cultura ecológica, não apenas o consumidor já preocupado com a questão ambiental dará preferência às marcas sustentáveis, como o não preocupado passará a se atentar progressivamente à causa verde.

Pesquisas recentes apontam que 80 por cento dos consumidores possuem algum tipo de envolvimento com o Marketing Sustentável, enquanto os considerados profundamente envolvidos já representam 17 por cento.

Trazer sustentabilidade para sua marca é ajudar a fazer do mundo um lugar melhor, além da economia gerada em modos alternativos de obtenção de recursos naturais e o benefício de cair nas graças de um crescente grupo de consumidores preocupados com o meio ambiente. Quer transformar sua marca com ações sustentáveis? Fale com um de nossos consultores e veja como você pode transformar o futuro de seu empreendimento com ações sustentáveis.

Posts Relacionados