Fotovoltaica – A Energia que vem do Sol

Energia Solar Fotovoltaica - Ecocasa Tecnologias Ambientais

Fotovoltaica – A Energia que vem do Sol

2017 tem tudo para ser o ano das energias alternativas. Em 2016 vimos uma porção de inovações que estão chegando para acelerar este mercado. Células mais eficientes, sistemas autônomos, o próprio carro elétrico, que já se revelou tendência mundial. Enfim, estamos a poucos passos de uma revolução na maneira de se obter energia sem prejudicar o Meio Ambiente.

No artigo de hoje vamos comentar alguns pontos interessantes sobre o desenvolvimento das energias renováveis aqui, no Brasil.

Por que investir em Energia Solar Fotovoltaica?

A imagem acima deixa evidente um dos principais acontecimentos que tornaram a energia solar fotovoltaica muito mais viável no Brasil. Trata-se da RN 482 da Aneel. Aprovada em 2012, essa resolução normativa mudou drasticamente a maneira de se aproveitar a luz do sol para a geração de energia. Vamos entender o que mudou neste comparativo de antes e depois:

Antes da RN482:

Os sistemas instalados antes da RN 482 eram inviabilizados pelo alto preço e a necessidade de uso de baterias, que periodicamente exigiam trocas.

Após a RN482:

Esta norma trouxe para o Brasil o sistema On Grid – Que dispensa o uso de baterias ao enviar a energia produzida para a concessionária de energia elétrica local. Ao enviar energia para a rede você gera créditos (como se o seu relógio girasse ao contrário). E nos períodos onde ocorre pouca, ou mesmo nenhuma produção, você consome os créditos da concessionária local, num sistema de compensação energética.

Além disso, com a nova possibilidade o mercado sofreu uma grande expansão, fazendo com que o preço das placas caíssem consideravelmente, tornando a energia solar fotovoltaica uma nova realidade no Brasil.

Infográfico: 6 Fatos Importantes Sobre Energia Solar Fotovoltaica

Quer saber como você pode se tornar um micro produtor de energia fotovoltaica e economizar muito na conta de luz? Solicite um orçamento sem compromisso.

Se gostou desse post, não esqueça de compartilhar e curtir a página da ECOCASA no Facebook.

 

Posts Relacionados