Estações Compactas: Por Que Tratar Esgoto “Em Casa”?

A princípio o título deste artigo pode parecer bem estranho. Afinal, tratar esgoto é algo corriqueiro, bastando apenas ligar sua casa a uma rede de coleta e pronto, não é mesmo?

Este seria o cenário ideal, mas, principalmente no Brasil, esta é uma realidade ainda bastante distante, já que mais da metade do esgoto Brasileiro não é sequer coletado e tratado adequadamente.

O problema do tratamento biológico de esgoto remonta o rápido crescimento populacional dos grandes centros urbanos. Quando a população cresce invariavelmente, torna-se ainda mais difícil a construção de estações e ampliação das redes coletoras.

Poderíamos ficar por horas abordando os problemas e transtornos que a falta de tratamento de esgoto gera, mas hoje vamos falar mais sobre soluções, e claro, sobre futuro, pois no curto prazo existem poucas alternativas para contornar esse problema, que é, inclusive, um problema de saúde pública.

Quando falamos sobre água e esgoto, não estamos falando de um problema do Governo somente, na verdade, as soluções dependem de todas as instâncias, em todas as esferas e de todas as pessoas. Cuidar da água é um dever Global e Universal, e as soluções devem partir sempre do setor público em aliança com o setor privado e civil.

Uma das alternativas mais promissoras para diminuir o problema, antes de mitigá-lo, está na descentralização do tratamento de esgoto. É aqui que entra uma tecnologia muito importante para isso: As estações compactas de tratamento biológico de esgoto doméstico.

Essas estações podem ser utilizadas, desde em uma pequena residência, até mesmo em comunidades isoladas que não possuem acesso à uma rede de tratamento. Já vemos no Brasil, alguns condomínios investindo nisso. Ao invés de exigir que cada morador tenha sua própria estação, uma ou várias estações maiores são construídas para receber e tratar o esgoto doméstico de todo o condomínio. Essa prática, além de resolver um problema ecológico, social e ambiental, cria uma solução sustentável, onde podemos até mesmo criar sistemas de reúso do esgoto tratado para finalidades como irrigação, por exemplo.

Este é um modelo que pode ser replicado em comunidades e locais onde a rede de esgoto ainda não chega, diminuindo drasticamente a possibilidade de doenças e infecções e criando uma solução sustentável e economicamente viável para que cada vez menos o esgoto sanitário seja um problema de saúde pública no Brasil.

Se você quer saber como pode cuidar de seu esgoto, removendo acima de 95% das impurezas do mesmo, fale com nosso time de especialistas. A EcoCasa tem a solução ideal para seu sistema compacto de tratamento de efluente doméstico.

Posts relacionados