Em nosso segundo artigo de nossa série especial sobre os usos da água da chuva vamos falar sobre uma tendência que cresceu muito, principalmente após a grave crise hídrica enfrentada pelo Sudeste em 2014: A Irrigação.
A irrigação é uma atividade que consome muita água. Se olharmos para o panorama geral, ela é responsável pela maior parte do consumo total de água no Brasil, um número realmente expressivo e que tende a crescer em torno de 20% nos próximos anos.
Para amenizar este impacto a água da chuva e a água de reúso são apontadas como as melhores alternativas atualmente, sendo que a água de chuva passa a ser mais efetiva para a irrigação residencial. Nesta finalidade, o consumo de água para irrigação paisagística representa de 20% a 40% do total, dependendo do projeto e da época do ano. Com um bom dimensionamento, uma cisterna para aproveitamento de água da chuva pode facilmente suprir toda a demanda de irrigação de uma residência, além da possibilidade de utilizar a água da chuva também para outros fins, como estamos acompanhando nesta série especial.
Água da Chuva e Irrigação – A Combinação de um Jardim Sustentável
Utilizar a água da chuva na irrigação é uma maneira inteligente para tornar um jardim ainda mais sustentável, uma vez que evita-se o desperdício de água potável com uma grande valorização do imóvel como um todo, afinal, ao investir-se em eficiência e autonomia hídrica aumenta, e muito, seu capital ecológico.
Atualmente existem sistemas inteligentes para a irrigação que podem ser conectados com a cisterna para água da chuva, que também possui um sistema que automatiza o processo de distribuição da água para os pontos de consumo.
Se você deseja ter um sistema de aproveitamento de água da chuva com tecnologia de ponta e inteligência, fale agora com um de nossos especialistas e obtenha uma consultoria que atenderá exclusivamente seu projeto com o que há de mais atual no mercado brasileiro.