Energia solar é economia de sobra

Energia solar é economia de sobra

Por todo o mundo, a cada dia, a exploração de energias renováveis vem crescendo, conquistando adeptos e favorecendo a economia. Prova disso são os exemplos de sucesso do uso da energia solar.

Com o aumento cada vez mais frequentes nas tarifas de energia elétrica, muitos brasileiros vem investindo em produzir sua própria energia e até mesmo injetando o excedente na rede convencional da concessionária, o que é convertido em crédito para quando o consumidor precisar do fornecimento de energia desta.

Iniciativa brasileira de sucesso em Energia Solar

Desde 2012, o governo vem permitindo esse “empréstimo” de energia às concessionárias e, como em alguns estados não há cobrança sobre a energia gerada e injetada na rede convencional, os consumidores vem sentindo-se mais confiantes para investir na geração de sua própria energia.

Especialistas estimam que um investimento de 20 mil reais para a instalação de uma mini usina de energia solar fotovoltaica residencial, com o constante aumento que a energia elétrica vem sofrendo, pode ter retorno em oito anos, ou até menos.

Mas não são apenas os usuários domésticos que descobriram quão vantajoso esse investimento pode ser. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) investiu 180 mil reais para a instalação de painéis solares no prédio do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar, no campus de Araras, interior de São Paulo. Ao longo da área gramada que circunda o complexo, foram instalados quatro módulos com 20 painéis cada, montados sobre uma estrutura de fibra de vidro.

O pesquisador responsável pelo projeto, Hermann Hoffmann, ressalta que é a primeira vez, no Brasil, que placas de captação de energia solar são montadas sobre esse tipo de estrutura que é imune à corrosão, o que prolonga sua vida útil, e que é de fácil manutenção, já que podem ser limpas, uma vez por semana, apenas com pano seco e vassoura. Outra vantagem, destacada por Hoffmann, é que esse tipo de estrutura não desperdiça material e protege a área de raios.

Graças a esse investimento, o complexo da UFSCar em Araras já é auto suficiente em energia, injetando o excedente na rede da concessionária, o que demonstra que o investimento valeu a pena e terá retorno.

Além do retorno financeiro, há também a recompensa pedagógica, como não poderia deixar de ser, em retorno a uma ação promovida por uma instituição de ensino. Com a instalação dos painéis, o campus tem se tornado ponto de visitação de estudantes interessados em conhecer o empreendimento.

Para Hoffmann, esse é o maior retorno: a possibilidade de estimular o diálogo com as novas gerações sobre o uso de energia limpa e a esperança de que essa nova geração leve adiante a ideia.

A equipe EcoCasa conta com profissionais experientes em energia solar fotovoltaica prontos a responder as dúvidas de seus clientes quanto ao projeto mais adequado para o seu tipo de empreendimento. Entre em contato conosco e saiba como você também pode implantar uma rede de energia na sua casa ou empresa!

Leia também: Investimentos em energia fotovoltaica: vale a pena?

Posts Relacionados