Energia fotovoltaica em propriedades rurais

Energia fotovoltaica em propriedades rurais

Os bens produzidos na propriedade rural são, em larga medida, responsáveis pela manutenção de nossa economia, do nosso modo de vida e, observando especialmente a pequena propriedade, da subsistência de muitas famílias e, como todo modo de produção, envolve custos. Um destes custos é relacionado ao abastecimento de energia elétrica, que pode aumentar devido ao tipo de atividade que se desempenha na propriedade, razão pela qual, o uso da energia fotovoltaica nas propriedades rurais tende a ser, cada vez mais, uma alternativa ao abastecimento de energia elétrica, bem como à redução dos custos.

A iniciativa de se empregar fontes alternativas para a obtenção de energia elétrica em propriedades rurais vem sendo apoiada por órgãos do governo federal voltados à agricultura e à pecuária, como a EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e um programa experimental do uso deste tipo de energia vem sendo desenvolvido no Estado da Bahia através de um braço da EMBRAPA, a EBDA, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, que consiste no empréstimo de kits de geração de energia elétrica a partir da luz solar para pequenas propriedades que não tem acesso a energia elétrica.

Nas propriedades atendidas o uso dos kits é feito de maneira compartilhada, atendendo a uma pequena comunidade, e a energia obtida serve para aperfeiçoar a produção como a contenção dos rebanhos através de cerca elétrica, o bombeamento de água para os bebedouros de animais, tanques de piscicultura, a utilização da energia em secadores de cacau, café e casas de farinha. A qualidade de vida dos produtores rurais também melhora, uma vez que com a energia elétrica, é possível o abastecimento das casas dos moradores que passam a contar com chuveiro aquecido, água na cozinha.

Se nas pequenas propriedades o uso da energia fotovoltaica melhora a produção e a qualidade de vida, nas grandes propriedades o custo da energia elétrica pode ser sensivelmente reduzido e, os recursos antes destinados a este gasto, podem ser mais bem investidos.

Para iniciar o uso da energia fotovoltaica nas propriedades rurais é necessário entrar em contato com uma empresa confiável que tenha profissionais especializados, para que seja realizado um estudo que viabilize o a implementação do projeto mais adequado ao perfil de cada consumidor, de cada propriedade. Deste modo a aplicação dos recursos passa a ser mais eficiente e vantajosa, tanto econômica quanto ambientalmente.

Posts Relacionados