Desmistificando o Tratamento Biológico de Esgoto – Parte 2

Desmistificando o Tratamento Biológico de Esgoto – Parte 2

Aqui vamos para mais um texto sobre tratamento de esgoto doméstico. Mas antes, é importante que você tenha lido este aqui, para saber sobre as primeiras etapas de tratamento biológico de esgoto.

O Destino do Esgoto: A Preservação

Agora que já sabemos que é possível tratar o Esgoto e purifica-lo em até 80% com o uso da SATE, vamos prosseguir e conhecer o processo das Estações Compactas de Tratamento de Esgoto Doméstico – Que tratam o esgoto de maneira similar às Estações de Tratamento de Esgoto municipais com uma única diferença: Enterrada em seu quintal.

Novos Processos

Como vimos na parte 1 deste artigo, grande parte da matéria orgânica é decomposta por bactérias na etapa anaeróbia (onde não existe ar).  Esta é uma característica das fossas sépticas, que fornecem o tratamento básico do esgoto doméstico.

Já as estações de tratamento de esgoto chegam acima de 90% da carga orgânica, ou seja, no final do processo o que temos é uma água 90% (+) purificada.

Para isso, além das etapas anaeróbias é inserida uma etapa aeróbia (com injeção de ar nesta).

Assim, numa etapa entram em ação as bactérias que “sobrevivem” nas ausência de oxigênio, já na outra etapa é a vez das bactérias que se desenvolvem em ambientes com oxigênio terminarem o trabalho e garantir uma água muito mais limpa. (Ao final, uma etapa de desinfecção com pastilhas de um composto de cloro (desinfetante) geralmente é incluída para garantir qualidade superior da água.).

As Estações de Tratamento Biológico de Esgoto Doméstico permitem ainda o reuso primário desse esgoto já tratado (Ou seja, a reutilização para fins específicos). Tais como:

  • Lançamento em lagos com peixes ornamentais (requer polimento específico);
  • Rega de gramado;
  • Rega de plantas e árvores ornamentais;
  • Dentre outros fins onde é necessária a avaliação técnica de nossos profissionais para adequação da água ao objetivo do reuso.

Com isso, podemos até fazer o reuso de quase 100% da água consumida, estabelecendo um “reciclo” da água.

Vale lembrar que existem muitas possibilidades de reuso, consulte nossos especialistas para um projeto seguro e eficiente.

Chegando aos 100%

Já existem tecnologias em desenvolvimento que permitem a purificação em 100% da água proveniente dos sistemas de tratamento de esgoto, através de técnicas de desinfecção e ultra filtração é possível tornar a água pura.

Além das estações compactas residenciais existem também modelos de maior porte para instalações industriais e comerciais, conforme apresentamos na galeria abaixo:

Galeria – Estações de Tratamento Compactas Industriais

[gm album=1]

Infográfico – 5 Fatos Importantes Sobre Tratamento de Esgoto

Se gostou deste post e deseja saber como você pode ter uma Estação de Tratamento em seu empreendimento, entre em contato com a gente.

E claro, se curtiu não esqueça de compartilhar nas mídias sociais, isso nos ajuda muito a sustentar novas ideias e viabilizar novas soluções 😉

Nos vemos em breve aqui no Blog da ECOCASA.

 

Posts Relacionados