Num mundo onde a grande maioria das construções é feita em ferro, concreto e vidro, fica até complicado imaginar que haja outras formas de construir utilizando materiais alternativos. Um bom exemplo disso são os vegetais que podem ser usados na construção. E você sabe quais são os vegetais utilizados para construir casas?
Apesar de parecer inovador para os dias atuais, a utilização de vegetais na construção de habitações é muito antiga e está ligada à história da humanidade, podendo ser feita de diversas formas. Sua configuração como alternativa à construção civil tem sido fonte de temas para pesquisas acadêmicas com vistas a melhorar sua empregabilidade e aceitação.
Os vegetais podem ser utilizados de muitas formas, desde o reaproveitamento de cascas e serragem para a fabricação de blocos ou tijolos, ou no emprego da madeira, sendo ela tradicional ou não, na construção de estruturas inteiras.
Algumas variedades, muitas opções
Algumas espécies vegetais são conhecidas apenas em comunidades ou países como o vime, conhecido e utilizado desde a antiguidade pelos egípcios; a juta, o sisal e a malva, conhecidos e cultivados em grande quantidade no norte do Brasil.
Outras espécies utilizadas na construção de casas ou edificações são: cânhamo, cordoalha, juta, aniagem, linho, rami, curuauá, fibra de coco, folha de bananeira e bambu.
Desta forma, os vegetais apresentam-se, tradicionalmente, como uma opção limpa, sustentável e economicamente vantajosa.
Principais vegetais utilizados para construir casas
- Bambu: tradicional na maioria dos países asiáticos como China, Japão, Vietnã e Tailândia é uma matéria prima empregada em larga escala na construção de edificações, móveis, utensílios domésticos, cosméticos e remédios devido à sua resistência, durabilidade e propriedades medicinais. Por aqui, tem-se usado o piso de bambu;
- Cânhamo: utilizado como isolante térmico como opção aos isolantes tradicionais e mais poluentes;
- Juta: utilizada como reforço em concreto pré-moldado, projetado e lajes, faz com que a resistência destas estruturas aumente;
- Sisal: por sua maior elasticidade pode ser utilizada em fundações de edifícios e contenção de encostas;
- Fibra de coco: pode ser utilizada com chapa de madeira e misturada ao fibrocimento, por sua resistência e durabilidade.
Os profissionais como arquitetos e engenheiros tem cada vez mais se aberto ao uso destes vegetais nas construções. Há, porém, uma grande resistência dos empresários e, por isto, é muito interessante que se continue investindo em pesquisas para melhorar e baratear o uso destes materiais.
Saber quais os vegetais usados para construir casas ajuda a diminuir emissão de poluentes, a exploração de matérias primas danosas ao meio ambiente e à saúde e pode ser um ótimo negócio, já que são fontes renováveis.
Além desses recursos existem muitos outros que podem tornar sua casa mais sustentável e adequada aos padrões ecológicos. Confira alguns projetos:
[mp-portfolio]
A EcoCasa está aqui para auxiliá-lo nessa busca e te ajudar a escolher as melhores soluções. Entre em contato para mais informações.