Conheça os Tipos de Tratamento Para Água da Chuva

Conheça os Tipos de Tratamento Para Água da Chuva

Aproveitar água da chuva é uma prática que, a primeira vista, sempre parece ser algo simples. Porém, existem muitos erros e enganos que as pessoas usualmente cometem ao tentar montar seu sistema por conta própria, o que pode acarretar em sérios riscos para a saúde, além de um sistema bem menos ineficiente no quesito economia.

Por isso, neste artigo, vou abrir o jogo com você sobre o que é seguro e viável ao montar seu sistema de aproveitamento de água da chuva, para que você possa ter em mente as melhores práticas e tipos de tratamentos possíveis na hora de selecionar seus equipamentos.

Começando do começo…

Aqui em nosso blog você já encontra diversas dicas para fazer sua cisterna, mas a principal delas é que seu sistema esteja todo orientado pela NBR 15527 – A Norma Brasileira para Aproveitamento de Água da Chuva. Seguindo os passos da norma e utilizando os componentes indicados por ela, você garantirá um sistema eficiente, seguro e que não oferecerá riscos, sejam estes operacionais ou de saúde na utilização da água da chuva.

O Tratamento Básico

O tratamento para a água de sua cisterna, segundo o que orienta a norma, deve ser feito em um filtro específico para água da chuva. Este filtro, geralmente é composto por uma etapa de gradeamento, que livrará a água de detritos maiores e, na sequencia, uma etapa de filtro por malha filtrante. Para ilustrar a importância do filtro, acompanhe o depoimento do arquiteto Paulo Trigo, que obteve nossa consultoria em uma obra cujo sistema não contemplava um filtro conforme a norma:

Outros Tipos de Tratamento

Além do tratamento comum, uma etapa de tratamento pós-cisterna pode ser adicionada, de maneira a conferir um melhor aspecto para a água da chuva (um exemplo bastante comum está no uso desta água para descargas, que com o passar dos anos pode acabar amarelando a cerâmica do vaso sanitário) uma vez que é muito dificil ter um controle sobre o que cairá sobre nosso telhado (aliás, aqui uma dica: água da chuva deve ser captada somente do telhado).

Existe ainda a possibilidade de captar a água do chão, porém, como isso não está previsto em norma, tanto o tipo de tratamento, quanto a usabilidade dessa água, devem ser muito bem calculados e desenvolvidos por especialistas.

Por fim, vale ressaltar que a água da chuva é excelente para usos não potáveis e que tomando os cuidados básicos você poderá usufruir desta tecnologia que já faz parte da construção sustentável brasileira!

Se quiser saber qual o melhor sistema para seu imóvel, não deixe de falar com nossos especialistas.

Posts relacionados