Na esteira das casas ecológicas, acaba de surgir uma novidade realmente inovadora: a casa portátil em versão capsula. Chamada de ecocápsula, foi projetada por um escritório de arquitetos da Eslováquia, e, com a promessa de tornar possível ao morador viver em qualquer lugar do mundo, ela é suprida com alguns equipamentos que garantem grande autonomia para a pequena residência, como turbinas eólicas retráteis, painéis solares e equipamento para captar água da chuva.
A casa possui 11 metros quadrados e, segundo seus idealizadores, pode ser usada para diversos fins, que podem variar desde uma habitação de emergência, até mesmo uma pousada turística. Além disso, por ser portátil, permite alojar unidades de ação humanitária móvel ou mesmo uma estação de pesquisa independente, por exemplo, entre outras infinitas possibilidades.
Em fase de testes para a versão equipada com rodas, o modelo atual pode ser rebocado por um carro e, se este for elétrico, é possível recarregar as baterias do automóvel com a energia armazenada pela casa, ao estacionar, à noite.
Sua apresentação oficial foi realizada no Pioneers Festival, em Viena, na Áustria, e a tabela de preços já está sendo definida – o que vai permitir a abertura para as encomendas ainda este ano.
Casas e sustentabilidade
Em geral, além das ecocápsulas, outras tantas formas de casas ecológicas vêm surgindo ao longo dos anos. Também no Brasil achamos diversos eventos que buscam soluções sustentáveis e autonomia energética para residências.
No último mês de maio dois eventos importantes para a sustentabilidade em construção civil ocorreram no estado de São Paulo: um em Atibaia outro em São José dos Campos.
Em Atibaia, o destaque foi para a FECONATI, feira da construção sustentável, que se encerrou dia 31 de maio, e que trouxe expositores nacionais e internacionais apresentando soluções sustentáveis para economia de água, geração de energia elétrica e até casas contêiner.
Em São José dos Campos, a novidade fica por conta da inauguração de um centro de pesquisas para inovações na construção civil.
Envolvendo recursos do poder público e de universidades, o centro de pesquisas está instalado no Parque Tecnológico de São José dos Campos e um dos projetos mais promissores é a implantação de uma fábrica para produzir painéis capazes de captar energia solar e, a partir desta, produzir energia elétrica para casas ecológicas.
Os idealizadores do projeto, bem como responsáveis técnicos, acreditam no sucesso do projeto, uma vez que o Brasil é considerado um país de grande potencial para a geração de energia fotovoltaica.
A Ecocasa apoia toda iniciativa em construção sustentável e conta com as melhores soluções para seus clientes. Se quiser saber mais, entre em contato! Teremos sempre o maior prazer em atende-los!