Bio Construção

Bio Construção

Bioconstrução e Construção Sustentável apesar de estarem ligadas, apresentam conceitos distintos

O primeiro termo Bioconstrução, se refere à construções onde a preocupação ecológica está presente desde sua concepção até sua ocupação. Combina técnicas milenares com inovação tecnológica, garantindo a sustentabilidade não só do processo construtivo como também do período pós ocupação de casas e edifícios.

Os profissionais responsáveis pela execução da obra devem pensar em detalhes que prevaleçam a preservação do meio ambiente como uso de matérias-primas recicladas ou naturais disponíveis no local da obra evitando assim a queima do gás carbônico no momento do transporte, gestão e economia de água tais como reuso ou aproveitamento da água da chuva , fontes alternativas de energia como aquecimento solar e energia eólica , coleta seletiva e reciclagem de lixo, técnicas construtivas baseadas na utilização do , palha ou bambu, a terra quando utilizada deve, de preferência, ser usada da própria propriedade da construção.

O objetivo é que a construção seja menos tóxica e invasiva para os moradores. A bioconstrução abrange uma série de tecnologias e a viabilidade ecológica, econômica e social e sua aplicação depende, principalmente, da avaliação do local da obra.

Já a Construção Sustentável baseia-se no desenvolvimento de modelos que permitam à construção civil enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais de nossa época, sem renunciar à moderna tecnologia e a criação de edificações que atendam as necessidades de seus usuários. O projeto sustentável por ser interdiscilpinar e ter premissas mais abrangentes, garante maior cuidado com as soluções propostas tanto do ponto de vista ambiental como dos aspectos sociais, culturais e econômicos. O resultado final dessa nova arquitetura ecológica, verde e sustentável proporciona grande vantagem aos consumidores, garantindo o bem estar do usuário.

Os principais benefícios são:

  • Redução dos custos de investimento e de operação;
  • Imagem, diferenciação e valorização do produto;
  • Redução dos riscos;
  • Mais produtividade e saúde do usuário;
  • Satisfação de fazer a coisa certa.

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