Aproveitamento de Água da Chuva – Uma cultura nova de história milenar

Aproveitamento de Água da Chuva – Uma cultura nova de história milenar

Quem ouve falar sobre os modernos sistemas de aproveitamento de água da chuva, que contam inclusive com sistemas de automação, talvez não imagine que este é um sistema Milenar e que provavelmente, foi um dos motivos pelo qual o homem pode se desenvolver em civilizações e abandonar de vez a vida nômade. 

Diversos registros históricos demonstram que as cisternas foram essenciais para a estocagem de água e por diversas vezes utilizadas na irrigação de forma a garantir a sobrevivência de diversas comunidades milenares. Já em tempos mais recentes, como na época medieval, fica nítido a importância da Cisterna para o abastecimento populacional, isso porque, dezenas de castelos ao redor do mundo contam com exuberantes cisternas que armazenavam um alto volume de água, como é o caso da Cisterna da Basílica, construída no tempo Bizantino que tinha capacidade para 30 milhões de litros d’água. 

Assim como diversas tecnologias modernas, o uso de cisternas para aproveitamento de água da chuva partiu da observação de nossos antepassados, e com o avanço tecnológico esses dispositivos passaram a ser indispensáveis para quem deseja construir de maneira sustentável, amenizando os impactos ambientais com o consumo de água e economizando consideravelmente na conta.

Os sistemas atuais possuem tecnologia para que toda a operação da cisterna seja feita de maneira 100% automatizada com o mínimo de intervenção humana, além de sistemas de proteção para que nunca falte água em seu sistema.

O melhor de tudo? Aqui na EcoCasa você encontra inúmeras soluções, além do projeto customizado especialmente para seu empreendimento. Para descobrir qual o melhor sistema de aproveitamento de água da chuva para seu caso, compartilhe seu projeto com nosso time de especialistas clicando aqui. Será um prazer ter você no time de pessoas que fazem a diferença para um mundo mais humano e sustentável.

Posts Relacionados