O aproveitamento de Água da Chuva ainda é visto como uma prática rudimentar para muitas pessoas. Algo como espalhar baldes pelo quintal e utilizar a água deles, ou então transferir para um tanque maior e utilizar depois.
Para fins didáticos esta é sim uma prática bastante válida, que nos coloca em contato direto com a água da chuva, mas o volume de água aproveitado dificilmente causará um impacto significativo na redução do consumo de água potável.
Para aproveitar de maneira eficaz é preciso muito mais do que simplesmente direcionar a calha para um recipiente. E boa parte desse processo está presente na utilização de um filtro, que remove detritos e impede que a água armazenada seja comprometida, aumentando o tempo da vida útil da mesma.
O filtro ideal possui 2 estágios de separação mecânica: O primeiro impede a entrada de detritos maiores, como folhas, galhos e afins. Posteriormente há a remoção dos detritos menores na malha filtrante, que possui 0,25 milímetros de espessura para garantir sua eficiência.
Um bom exemplo de sistema completo para aproveitamento de Água da Chuva é a Cisterna Pronta, que já possui todo o sistema de filtragem embutido em seu corpo. Quer saber qual o tamanho ideal para captação no seu imóvel? Então clique aqui e fale gratuitamente com nossos especialistas.