Captação de Água da Chuva: Por Onde Começar?

Captação de Água da Chuva: Por Onde Começar?

Falar sobre aproveitamento de água da chuva nunca é demais. Cada vez mais o sistema vem ganhando popularidade, o que é um ótimo indicador de que com o passar dos anos as pessoas estão se conscientizando a respeito do real valor da água. Se considerarmos que cerca de 40 à 60% da água que utilizamos não precisa ser tratada dá pra ter uma noção do quanto desperdiçamos este bem tão precioso. Então, partindo dessa ótica do valor, vamos mostrar tudo o que você precisa saber para ter um sistema 100% eficaz que garanta qualidade e segurança no uso de água da chuva. (Isso porque é bem comum ainda hoje em dia vermos sistemas caseiros que oferecem riscos à saúde.)

Uso ou Reuso?

Uma dúvida bastante corriqueira que vale a pena comentarmos neste post é sobre a nomeclatura mais adequada. Afinal, água da chuva usa-se ou reusa-se? Bem, como a água da chuva não sofreu nenhum tipo de uso, o mais correto neste caso é usar o termo “Uso de água da chuva”. Porém é claro que o mais importante e correto mesmo no final das contas é ter a ciência de que ter um sistema de aproveitamento de água da chuva pode trazer benefícios em todas as esferas! Aliás, aqui na ECOCASA utilizamos o termo reuso para tratamento de esgoto, tema que abordaremos logo logo em nossas postagens. Por isso fique ligado!

A Origem da Água da Chuva

A água da chuva é realmente muito limpa! Mas ao entrar em contato com a superfície sofre contaminações, por isso, vamos deixar bem claro que nunca se deve aproveitar água da chuva do chão. A água da chuva deve ser coletada do telhado, ainda assim com alguns cuidados bem específicos (Tão específicos, que pra isso existe uma norma, a ABNT 15527 – Que apresenta as melhores práticas para obtenção e armazenamento da água da chuva.) E é pautado nessa norma que vamos prosseguir com nossas dicas.

Aproveitamento de Água da Chuva - O que Considerar no Projeto? - Blog da ECOCASA Tecnologias Ambientais

Cisterna para Água da Chuva

A Cisterna é o principal elemento do sistema. Nela ficará armazenada a água da chuva que com as próximas chuvas se renovará. Existem vários modelos no mercado. Desde plásticas, passando pela fibra de vidro aos modelos de alvenaria. A Escolha fica por sua parte, mas existem componentes importantíssimos que devemos considerar (Ou seja, nunca “jogar” a água da chuva diretamente na Cisterna.)

O Filtro

O Filtro para aproveitamento de água da chuva é importantíssimo para remover pedras, galhos, folhas, animais mortos, enfim, qualquer material que possa ter ficado na calha no tempo em que não choveu. Os modelos precisam atender aos requisitos básicos, como por exemplo, a espessura da malha filtrante, que só deixa passar alguma poeirinha, e olhe lá!

O Freio

Se a água da chuva fosse lançada diretamente no interior da cisterna, considerando a velocidade da queda d’água, iria revirar todas as particulas de poeira dentro da Cisterna, com o tempo, a água apresentaria turbidez, o que não seria nada legal na hora de utilizarmos ela, né? Por isso, o freio d’água é muito importante no processo de filtragem. Ele reduz a entrada da água na cisterna, logo, as partículas de poeira decantam no fundo da Cisterna sem o risco de deixar a água com má aparência.

O Sistema Flutuante

Agora que as partículas se encontram decantadas no fundo da Cisterna, consequentemente a parte de cima concentra a água mais limpa. Por isso utiliza-se um sistema flutuante, que vai ligado na bomba. O sistema faz a sucção da água presente na parte de cima da Cisterna, garantindo um ótimo aspecto visual (lembrando, por mais limpa que pareça, a água de chuva deve ser usada apenas para fins não potáveis.)

O Sifão Ladrão

Não seria nada interessante abrir a Cisterna num dia de inspeção e ver um rato flutuando por lá, né? Por isso o sifão ladrão é importante para impedir a entrada de pequenos bichos, além de expulsar o excedente de água da Cisterna evitando que ela transborde. Com certeza, um item indispensável em qualquer sistema.

A Bomba

A bomba vai enviar a água para uma caixa superior, ou mesmo para uma torneira, isso varia de acordo com os usos pretendidos. Lembrando que hoje em dia existem mecanismos que tornam o acionamento da bomba 100% automáticos. Poderiamos falar mais sobre isso, mas achamos melhor você entrar em contato e deixar que a ECOCASA cuide de tudo pra você, afinal, são 15 anos de experiência nesta área! Fale com a gente sobre seu novo sistema.

E ah, claro, agora que você entende como funciona um sistema de aproveitamento de água da chuva, gostariamos de te apresentar a Cisterna Pronta! Criada pela ECOCASA ela faz tudo o que você leu (inclusive a automação) de maneira 100% automática – E todos os componentes já vão instalados no interior da Cisterna. É só ligar na energia, conectar os tubos de entrada e saída e pronto, ela faz tudo sozinha!

[su_button url=”https://www.ecocasa.com.br/cisterna-pronta” style=”soft” background=”#ff4739″ size=”8″ wide=”yes” center=”yes” radius=”10″ icon=”icon: angle-double-right”]Conheça a Cisterna Pronta da ECOCASA[/su_button]

Posts Relacionados