Que os carros elétricos estão chegando pra ficar já não é nem tão novidade assim. Com versões que partem dos R$ 119.000,00 na data atual, podendo atingir em média 300 km de autonomia, estes veículos têm como diferencial a emissão zero de poluentes. Ter um carro elétrico é uma nova realidade para quem deseja diminuir sua pegada ecológica.
Apesar da matriz energética brasileira ser em sua grande parte composta por usinas hidroelétricas, o consumo de energia tende a aumentar drasticamente conforme os veículos elétricos se popularizam. Na verdade, essa é uma preocupação global, e mais uma vez, precisamos falar sobre as energias renováveis.
Além do carro elétrico, uma ótima opção para ser mais sustentável e não aumentar o consumo de energia elétrica que adquirimos da rede de distribuição local é a instalação de um sistema fotovoltaico, onde o próprio estacionamento do veículo pode vir a ser um ponto de produção da energia que recarrega sua bateria.
Esta é uma maneira de tornar o uso do veículo ainda mais sustentável e, felizmente, é algo bastante viável desde a resolução 412 da ANEEL, que permite que você produza energia excedente, envie-a para a rede e dessa forma gere créditos de consumo para os períodos de baixa ou nula produção.
Já se seu interesse por sustentabilidade vai além, é possível ainda tornar o uso de seu veículo ainda mais sustentável. Como? Com o sistema de aproveitamento de água da chuva. Isso mesmo! Já imaginou se a água utilizada para a lavagem e higienização do veículo viesse do céu?
Para isso, você pode recorrer a uma cisterna para aproveitamento de água da chuva, que quando consorciada aos diversos usos não potáveis que fazemos diariamente, podem render até 70% de economia na conta de água.
Se você quer saber mais e desenvolver um projeto altamente sustentável, clique aqui e compartilhe suas ideias com nossos especialistas. Eles cuidarão de tudo para que você tenha a melhor proposta para seu projeto, adequada exatamente ao seu perfil.