Quem nunca na infância tomou aquele banho de chuva e acabou ingerindo um pouco da água? Se você passou por essa situação, lembra de ter passado mal por isso? Provavelmente não, até porque a Água da Chuva é bastante limpa.
Nostalgias à parte, este texto visa tirar uma dúvida, aliás, várias dúvidas sobre o uso da água da chuva para que você saiba o que é mito e o que é verdade, afinal, em dias de internet publica-se de tudo, e nossa maior missão é manter você sempre muito bem informado(a) sobre o fantástico mundo das tecnologias ambientais.
Primeiramente: Vamos definir o que é água potável?
Não vamos nos aprofundar nos detalhes técnicos para que este artigo não fique cansativo. Mas água potável é a água que você pode beber, em uma definição mais simples. Mas você sabia que o Brasil possui definições e políticas bastante específicas sobre a potabilidade da água? Inicialmente, para ser considerada potável a água deve atender a uma série de requerimentos estabelecidos por uma portaria do ministério da saúde. São centenas de critérios e parâmetros que precisam ser considerados pra gente poder dizer: “legal, essa água é realmente potável.” Você pode consultar tais parâmetros clicando aqui.
Agora que você sabe que existem uma série de parâmetros que garantirão que sua água, além de limpa, te propiciará os sais minerais necessários para sua sobrevivência e correta hidratação, precisamos mitigar algumas coisas que lemos por aí. A primeira, de que existe filtro de água da chuva que potabiliza a água.
Como dissemos, a água da chuva é de fato bastante limpa, tão limpa que é basicamente isenta de sais minerais, ou seja, ela não te “alimenta” de maneira correta. Além disso, de acordo com a Norma Brasileira Para Aproveitamento de Água da Chuva, a NBR 15527/2019, água da chuva só pode ser coletada dos telhados, pois é uma superfície menos poluída.
Isso mesmo, menos poluída! O que significa que, a simples filtragem da água da chuva não a torna potável e por mais eficiente que um filtro de água da chuva possa ser, dificilmente ele conseguiria desinfetar por completa a água que vem do seu telhado. Isso porque, por mais limpinho que seu telhado seja, ele sempre estará suscetível à poeira, folhas, galhos, e até mesmo animais mortos.
A função de um filtro para água da chuva é de simplesmente remover detritos maiores e pequenas partículas (de até 0,25 mm).
Por mais que seja possível adicionar, na saída de uso de sua cisterna, sistemas de desinfeção (como cloradores ou mesmo sistemas UVC) ainda assim, para tornar essa água potável uma série de tratamentos físico-químicos se fazem necessários (em resumo, seria como ter uma estação de tratamento de água da sua cidade em seu quintal). Além de uma série de monitoramentos constantes para garantir o padrão de qualidade de sua água (dê uma olhada novamente na portaria que citamos acima).
A Água da Chuva é muito limpa! Podemos torná-la ainda mais limpa para finalidades mais específicas, como lavagem de roupas, banho em Pets, mas pelo menos enquanto redigimos este artigo, torná-la potável é algo extremamente caro e por isso inviável. Por isso, use e abuse deste precioso recurso mas sempre de maneira responsável e nunca acreditando em tudo o que se lê por aí.
E ah, se quiser saber qual é o sistema que melhor se adapta ao seu projeto, clique aqui e fale com nossos especialistas. Conheça os diversos benefícios deste sistema.