Dia Mundial da Água

Celebramos hoje o Dia Mundial da Água e, para nós brasileiros, o aniversário de um ano desde o 8º Fórum Mundial da Água. A data é de comemoração, mas também nos levanta alguns pontos preocupantes.

Participamos do Fórum (leia aqui) e, um ponto que foi constantemente cobrado nesse grandioso evento foi maior participação do poder público para garantir melhorias na gestão hídrica. Mas o que mudou?

Em novembro do ano passado, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou o PLS 191/2013, que torna obrigatória a instalação de sistemas de aproveitamento de água da chuva na construção de prédios públicos de propriedade da União. Um importante passo para o setor público, mas que até agora não foi analisado pelo Plenário do Senado.

Nas eleições presidenciais no final do último ano, a questão hídrica sequer foi debatida. O período de estiagem pode ter diminuído, mas o problema está longe de ser solucionado. Cerca de 28 milhões de brasileiros ainda convivem com a falta de água e quase 1000 municípios decretaram estado de emergência em 2018.

Vamos usar essa data para o motivo que a mesma foi criada: conscientização. Mas não apenas de nos reeducarmos em nosso consumo, mas também em cobrarmos do governo soluções efetivas.

Posts relacionados