A legislação sobre o setor energético vem se modernizando para acompanhar as inovações tecnológicas que buscam oferecer soluções em captação, geração e distribuição de energia elétrica de maneira sustentável como, por exemplo, os microgeradores de energia. Este é o caso da Resolução Normativa 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Esta RN dispõe sobre procedimentos e condições para que os micro e minigeradores de energia tenham acesso à rede convencional de energia de forma segura.
O que é um microgerador de energia?
Microgeradores de energia solar fotovoltaicos são sistemas de geração elétrica de pequena capacidade, usualmente instalados para fornecer energia a uma casa, edifício ou o galpão de uma indústria.
Ainda segundo a RN 482 da ANEEL, são considerados microgeradores os aparelhos com capacidade de produção de até 100 kW e minigeradores os aparelhos que produzem entre 100 kW e 1 mW.
[Conheça também o conceito de energia zero]
O melhor local para instalação
O local mais comum utilizado para a instalação dos microgeradores são os telhados dos edifícios, por apresentar vantagens como:
- Reduzido risco de sombreamento pela própria construção, o que prejudicaria tanto a captação quanto a geração de energia;
- Ocupação de uma área, em geral, não utilizada para outros fins;
- Área com acesso menos livre para a circulação de pessoas, o que evita acidente.
Locais como fachadas e jardins também podem ser utilizados e, considerados os riscos e impactos, tanto visual quanto da ocupação do espaço, tem seus pontos positivos:
- Podem ser integrados arquitetonicamente aos edifícios, substituindo brises e janelas;
- Podem ser instalados no jardim de uma casa que não disponha de outro espaço para este fim.
Passos do projeto
Como todo projeto, é importante que se planeje e execute cuidadosamente cada etapa de modo a obter os melhores resultados.
Contratar os serviços de uma empresa que conte com profissionais experientes é a solução ideal para a implantação do projeto de microgeradores de energia.
Alguns passos do profissional durante o projeto serão:
- Levantar a demanda: ou seja, quanto de energia o edifício, casa, empresa necessita para calcular qual a potência do microgerador;
- Conhecer o local da instalação: avaliar a estrutura física em geral para definir como será o microgerador.
Estes poucos passos compõe uma gama muito maior de observações que serão feitas pelo técnico responsável pelo projeto.
As soluções tecnológicas em energia sustentável vêm aumentando consideravelmente em variedade de modo a atender a todo tipo de cliente. Por isso, a equipe Ecocasa conta com profissionais experientes na área de energia sustentável e microgeração de energia que estão sempre prontos a sanar quaisquer dúvidas de seus clientes. Entre em contato!
Clique e conheça mais soluções para construção sustentável!
Aproveite e leia também: Microgeração de energia: conheça as possibilidades.