Tratamento ecológico de esgoto

Cada dia mais intensa, a escassez de água tem impulsionado o aperfeiçoamento de técnicas cada vez mais afinadas com a necessidade de se utilizar os recursos hídricos de forma responsável e inteligente. Buscar alternativas ao abastecimento e manejo como o tratamento ecológico de esgoto é um dos principais desafios da gestão de recursos hídricos na atualidade.
Com a utilização de sistemas ecológicos é possível tratar e reutilizar tantos as chamadas águas cinzas (provenientes de pias, chuveiros, cozinha e lavanderia), quanto as águas negras (oriundas de bacias sanitárias).
A água proveniente deste tratamento pode ser usada para a lavagem de calçada, rega de plantas bem como para descarga nas bacias sanitárias.
Existem atualmente bons exemplos de técnicas ecológicas de tratamento de esgoto que apresentam inúmeras vantagens, como:

  • Utilização de métodos de baixo impacto ambiental;
  • Tratamento modular do residencial ao industrial;
  • Livre de odores;
  • Baixa necessidade operacional.
  • Nenhuma ou baixa necessidade de produtos químicos.

Outro ponto positivo é a redução dos gastos com tratamento e destinação do esgoto, uma vez que as soluções propostas têm por objetivo o tratamento do esgoto no local onde ele é produzido.

Inovação e sustentabilidade

O chamado saneamento ecológico é uma tecnologia que visa promover um maior volume de água utilizável sem necessariamente aumentar a demanda da rede de abastecimento convencional, o que caracteriza uma alternativa economicamente viável e vantajosa.
Algumas técnicas são bem simples como:

  • Fossa séptica biodigestora: sistema composto por três recintos fechados onde ocorre a degradação natural dos efluentes do esgoto doméstico com a separação dos gases, sólidos e água. Os gases podem ser convertidos em combustíveis, os sólidos em adubo e a água pode ser reutilizada;
  • Filtros biológicos: recurso que emprega recursos biológicos para a filtragem das águas cinzas e seu posterior reaproveitamento;
  • BET (Bacia de evapotranspiração): consiste em um tanque impermeabilizado onde são colocados vários tipos de substratos e onde são plantadas espécies vegetais de crescimento rápido, que tem necessidade de grandes quantidades de água e de folhagem larga como bananeiras e taiobas. É para este sistema que o efluente do vaso sanitário será destinado. Os resíduos sólidos sofrerão o processo de degradação natural pelos microorganismos do solo e a água será absorvida pelas plantas.

Este último recurso é uma técnica de permacultura, que conta a ajuda de elementos da natureza como as plantas para o tratamento do esgoto de forma ecológica.

Leia também: Esgoto doméstico: Como converter um problema ambiental em solução inteligente

A Ecocasa mantém-se atualizada a respeito das mais novas tecnologias de tratamento ecológico de esgoto, como objetivo de oferecer sempre a melhor assistência aos seus clientes. Entre em contato para mais informações!

Posts relacionados