Casa ecológica economicamente viável

As dúvidas aos custos da construção sustentável são inúmeras. No caso de uma casa economicamente viável o sucesso de sua execução depende de um conjunto de situações que está apoiado num tripé composto pelos fatores:

  • Social: refere-se aos impactos causados à comunidade, à cidade ou ao agrupamento humano em que será executado;
  • Ambiental: relacionado aos impactos que pode causar ao meio ambiente circundante ao projeto e/ou de onde serão retirados recursos para execução da obra;
  • Financeiro: é com este ponto que muitas pessoas costumam relacionar a questão da viabilidade econômica de uma construção sustentável, ignorando, no entanto, que este está ligado aos outros dois.

Considerando os três fatores acima e dando o enfoque ao fator financeiro, especialistas de renomadas universidades brasileiras, apoiados por artigos escritos em publicações científicas internacionalmente reconhecidas, atestam que a viabilidade econômica de uma construção é possível se, já em sua concepção, for pensada voltando-se para a sustentabilidade.

Pensar a construção civil num modelo mais sustentável tem possibilitado cada vez mais um modo de agregar valor à construção, mas tem, também, chamado a atenção de empresários, profissionais técnicos, corretores de imóveis e clientes, para a necessidade de um modo menos danoso ao meio ambiente de executar obras.

Possibilidades de construção da casa economicamente viável

Pensando exclusivamente nas questões de redução custos imediatas, com relação à compra de material de construção, um modo interessante são as substituições que podem ser feitas preservando-se a função original do item substituído como, por exemplo:

  • Tijolos: as pesquisas com este item têm avançado bastante e, estão disponíveis no mercado, inúmeras opções feitas a partir do reaproveitamento de resíduos industriais na fabricação de tijolos ecológicos;
  • Cimento: outro item que pode ter o tradicional substituído por opções ecológicas;
  • Tintas: cada vez mais vem surgindo tintas à base de água ou de pigmentos naturais que são tão eficientes quanto as tradicionais, embora sejam menos danosas ao meio ambiente.

Um ponto importante a ser considerando é que, se por um lado talvez os custos imediatos não sejam tão mais baixos, os custos em longo prazo podem ser sensivelmente reduzidos e o mito de que a construção de uma casa economicamente viável é impossível pode ser derrubado. Isto só é possível se cada pequena parte da obra, desde o projeto até o acabamento, for voltada para a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Para entender melhor sobre os custos e benefícios de se construir ou adaptar uma casa para ser sustentável e economicamente viável, entre em contato com a EcoCasa. Possuímos profissionais especializados e com grande experiência para ajuda-los.

Posts relacionados