Motivados pela observação das consequências do uso indevido da água – que poderá acarretar em sua escassez no futuro, alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) elaboraram um estudo sobre as vantagens econômicas da instalação de sistemas de aproveitamento de água de chuva em edifícios residenciais, tendo em foco o tempo de retorno do investimento de acordo com a economia gerada por esses sistemas.
No estudo, foram levantados os principais benefícios da utilização de água de chuva, onde consideraram, como imediatos, a redução da necessidade de fornecimento de água por parte das companhias de saneamento (o que ajuda a preservar os mananciais), a redução das despesas do consumidor com água potável e também a do volume de escoamento da água da chuva, o que ajuda a prevenir contra enchentes.
Os alunos então realizaram uma pesquisa, usando como fonte de dados diversos edifícios no município de Juiz de Fora, onde levantaram a despesa gerada com o uso da água potável em atividades menos nobres (como lavagem de calçada e garagem) e as possibilidades de captação da água da chuva e de instalação. A partir daí, calcularam a demanda mensal aproximada de cada prédio.
Com base nesse estudo, concluíram então que o tempo mínimo de retorno seria de 13 anos no edifícios com maior retorno enquanto que o tempo para o edifício de menor retorno sobe para 37 anos. Vê-se então que nem todos os edifícios terão um retorno imediato do investimento, mas verificou-se, no entanto, que é possível gerar grande economia com a instalação do sistema.
Os alunos salientam ainda que, muito além da preocupação financeira, a utilização da água da chuva representa uma grande responsabilidade social e de consciência ambiental.
Saiba mais sobre este estudo, que contou com a colaboração da EcoCasa ® . Faça o download do pdf aqui .