5 Coisas que não te contaram sobre Equipamentos para Água da Chuva

5 Coisas que não te contaram sobre Equipamentos para Água da Chuva

Aproveitar Água da Chuva é uma prática cada vez mais necessária no mundo contemporâneo, ainda mais com a triste realidade em que o consumo desenfreado nos deixou. Mas ainda há muita desinformação sobre a prática em questão, é por isso que hoje vamos falar sobre 5 coisas que (provavelmente) não te contaram sobre equipamentos para Água da Chuva.

1) Não basta apenas filtrar

Quem já pesquisou sobre Água da Chuva sabe da importância de filtrar a água antes de aproveitá-la. Mas isso não basta, pois é necessário interligar o filtro com um sistema de Freio d’Água. Este dispositivo impede o turbilhonamento das partículas decantadas no fundo da cisterna ao reduzir a velocidade da entrada da água no reservatório.

2) Dimensionar a cisterna é importante para melhores resultados

Para aproveitar Água da Chuva de verdade é necessário conhecer o potencial de captação do seu imóvel. Para isso, é necessário fazer um cálculo utilizando dados como área de telhado e precipitação de chuva na cidade onde o imóvel está. A partir disso é possível dimensionar perfeitamente a cisterna, para que nunca falte água dentro de seu tanque.

3) Existe uma Norma Brasileira

Sim, ela não só existe, como também tem nome: NBR-15.527. Não basta querer chegar aproveitando Água da Chuva e achar que já está fazendo algo de bom pelo planeta. A norma é necessária para regulamentar a prática e impedir que o uso de águas pluviais seja feito de maneira incorreta. Um preceito básico que a norma traz, é: a Água da Chuva NÃO pode ser utilizada para fins potáveis. Há outros itens importantes, por isso sugerimos que leia o documento caso tenha interesse nesta tecnologia.

4) Apenas a Água Mais Limpa

Uma Cisterna devidamente equipada faz uso apenas da água mais limpa disponível dentro de seu tanque. Isso é possível por conta de um dispositivo chamado Conjunto Flutuante, que vai conectado a uma bomba e tem a função de coletar apenas a água da superfície da Cisterna, garantindo assim a melhor qualidade disponível. 

5) Automação Total

Sabia que já é possível desenvolver um sistema 100% automático que garantirá água sempre disponível, mesmo nos períodos de estiagem? Caso falte chuva, a cisterna automatizada é capaz de acionar sua bomba sempre que uma torneira se abrir. Essa tecnologia se complementa com os filtros autolimpantes e o auxílio do Sifão Ladrão.

A Cisterna Pronta da ECOCASA se enquadra em todos os itens aqui citados, pois é um produto completo e de fácil instalação. Quer conhecer melhor a maior inovação em aproveitamento de água de chuva dos últimos anos? Então clique aqui e fale com nossos representantes. 

Posts Relacionados