A falta de água é um mal que vem afetando diversas regiões do planeta, causando muito sofrimento às populações, principalmente às mais pobres. Recentemente, o Instituto de Recursos Mundiais (WRI, World Resources Institute) publicou um relatório que mostra a demanda e a disponibilidade da água em 167 nações que mostra que 33 países estarão sofrendo com a falta desse recurso nos próximos 25 anos.
Países como Chile, Estônia, Namíbia e Botsuana poderão enfrentar graves crises, que acarretarão em prejuízo para empresas e comunidades agrícolas. Mas não só eles. Potências como os Estados Unidos, a China e a Índia também sofrerão com a falta de água.
Segundo o WRI, as populações vêm crescendo consideravelmente, o que acarreta em maior consumo de água por pessoas, fazendas e empresas. Esse crescimento populacional acaba sendo também responsável por maior produção de alimentos e geração de energia, o que também gera maior consumo de água.

O futuro da água no mundo

water_stress_world_map_webready

Considerando diversos modelos climáticos e cenários socioeconômicos, o WRI marcou e classificou o possível consumo futuro da água em 167, em 2020, 2030 e 2040. Conforme podemos ver no mapa, de acordo com a análise feita, 33 países sofrerão um estresse hídrico extremamente alto até 2040. 14 desses países se encontram no Oriente Médio, incluindo 9 que já sofrem com a falta de recursos hídricos, entre eles os Emirados Árabes, o Líbano, Israel, Arábia Saudita e outros. A região já é indiscutivelmente a menos segura com relação à água no mundo.

 

Deixe um comentário